Free cookie consent management tool by TermsFeed Update cookies preferences

Cristiano Steil – CRM9587

Presidente da Sociedade Catarinense de Mastologia

O câncer de mama é o segundo tipo de tumor mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, excluindo o câncer de pele. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa para este ano é de mais de 2 mil novos casos em Santa Catarina e cerca de 60 mil no Brasil.

Apesar de ser uma doença complexa e multifatorial em sua origem, o câncer de mama, quando diagnosticado precocemente, tem cura. Conforme dados revisados no ano de 2015 através do DATASUS apenas 30,3% das mulheres catarinenses entre 50 e 69 anos realizaram seus exames.

A mamografia é essencial para o diagnóstico precoce do câncer de mama e deve ser realizada a partir dos 40 anos com intervalo anual, visando o diagnóstico precoce. Infelizmente o acesso aos exames para população de baixa renda é limitado o que nos coloca na desconfortável posição de ser um país onde 50% dos casos diagnosticados estão em estágios avançados, contrastando com a realidade dos países desenvolvidos.

Nós mastologistas temos a função de fornecer toda informação necessária no sentido de conscientizar as mulheres de seu papel na prevenção, através de mudanças em seus hábitos de vida e, no momento do diagnóstico, fornecer subsídios para que ela tenha acesso a um tratamento atualizado que aumente suas chances de cura.

Atualmente, apenas 5% dos casos deste tumor estão relacionados a mutações genéticas. Em contrapartida, mais de 90% tem como principal causa fatores externos, tais como, obesidade, o sedentarismo, o estresse entre outros.

Aproveite o mês do Outubro Rosa para aderir a uma rotina de hábitos saudáveis que incluam atividade física, alimentação equilibrada, gerenciamento do estresse, menos cobrança e mais amor-próprio.

Procure regularmente seu mastologista, faça seus exames de rotina. Sua atitude é fundamental.

AGENDE SUA CONSULTA