Free cookie consent management tool by TermsFeed Update cookies preferences

Para uma consulta de rotina devo levar a mamografia?

É recomendado que você traga todos os exames já realizados e que se referem as mamas e em consulta será avaliado a necessidade de solicitar outros. Se não possuir nenhum exame será avaliado em consulta o mais recomendado.

Antes dos 40 anos, quais exames devem ser realizados?

Antes dos 40 anos é recomendado fazer auto exame mensal e exame de palpação pelo especialista uma vez ao ano. Os exames de imagem antes dos 40 anos só serão solicitados para investigar alguma queixa ou em pacientes de alto risco para câncer de mama.

Em vez de fazer mamografia posso fazer apenas o Ultrassom?

Os exames de mama não se substituem, ou seja, não posso escolher este ou aquele. A mamografia é o exame que, na grande maioria das vezes, consegue diagnosticar primeiro as alterações relacionados ao câncer. O ultrassom e a ressonância são exames de complemento. E mesmo sendo a mamografia o mais eficiente existem situações de exceção que não aparecem na mamografia por isto é importante que o caso seja sempre avaliado pelo especialista.

Mamografia causa câncer?

Não. A dose de radiação da mamografia é baixa e não acarreta aumento de risco para nenhum tipo de câncer.

Preciso solicita colar cervical para proteger minha tireóide quando for fazer mamografia?

Não. A radiação da mamografia não irá causar doenças na tireóide e por isto não há motivos para usar colar cervical.

O que é birads?

É uma classificação utilizada nos exames de imagem (mamografia, ultrassom e ressonância de mamas) para definir o risco que cada lesão tem de poder estar relacionada ao câncer.

Dores nas mamas, o que pode ser?

Existem várias causas de dor nas mamas, podendo ser muscular, hormonal ou estar relacionada a algum tipo de nódulo, sendo a avaliação pelo mastologista importante para definir a causa e tratar da melhor maneira.

Calcificações. O que significa isto?

As células do nosso organismo quando morrem podem ser absorvidas pelo organismo ou calcificarem, como se fossem pequenas pedras microscópicas. As calcificações podem estar relacionadas com alterações benignas ou com câncer, por isto deve sempre ser avaliado pelo especialista.

Quando sai um líquido pelo mamilo, o que isto pode ser?

O acúmulo de secreção dentro do ducto do leite pode levar a saída deste pelo mamilo. Na maioria das vezes está relacionado a alterações normais da mama, mas também pode ter relação com o câncer, devendo sempre ser avaliado.

O que é o Fluxo Papilar?

É a secreção que sai pelo mamilo. Em alguns casos de secreção mamilar suspeita, pode ser necessária a realização de cirurgia, mesmo com exames de imagem normais.

Tenho um nódulo na mama, o que isto significa?

Todo nódulo na mama deve ser investigado, para definir que tipo ele é, e assim definir se é possível acompanhar ou é necessário realizar a retirada cirúrgica.

O que são nódulos benignos?

São mais comuns em pacientes jovens e não aumentam risco para o Câncer de Mama. Todo nódulo deve ser investigado para confirmar ser benigno e após a confirmação o mastologista irá definir se a conduta ideal é acompanhar ou retirada cirúrgica.

O que é lipoma?

Lipoma é um nódulo benigno, que não tem relação com câncer, e é composto de tecido gorduroso.

O que são Cistos Simples?

São nodulações em que o ultrassom mostra que a parte interna é apenas liquido. Não aumentam risco para Câncer de mama, porém quando aumentam muito podem causar dor importante e nestes casos a punção com agulha fina para esvaziar o nódulo é indicada e costuma levar ao alívio imediato.

Punção e biópsia de mama são a mesma coisa?

Punção é um tipo de biópsia de mama que é realizado utilizando uma agulha fina. Dependendo do tipo do nódulo o especialista irá decidir entre punção por agulha fina ou biópsia de fragmento, que é um tipo de biópsia que vai tirar um pedacinho do nódulo. Quando optamos pelo biópsia de fragmento esta poderá ser a core-biopsy ou a mamotomia, sendo a diferença entre elas apenas a espessura da agulha.

Quais os sintomas do câncer de mama?

O Câncer de mama na fase inicial não apresenta sintomas, por isto a mamografia é tão importante, e em fase mais avançada vai ser observado e palpado uma área nodular, podendo chegar até em fases que se observam grandes feridas na mama.

O câncer de mama pode ser prevenido?

Não há nada que nos dê garantia de não ter câncer, mas o risco de ter câncer de mama pode ser reduzido através de uma vida saudável, com alimentação adequada e prática de exercícios físicos, e a realização dos exames periódicos vai permitir um diagnóstico precoce aumentando assim a chance de cura.

Tenho prótese de mama, posso fazer mamografia?

A prótese de mama não impede de fazer nenhum tipo de exame. A paciente com prótese deve manter sua rotina de exames normalmente.

Silicone pode dificultar a identificação de tumores?

Não, pois a prótese de silicone é colocada atrás da glândula ou do músculo, não interferindo na avaliação da glândula mamária que estará em cima da prótese.

Tenho nódulos nas mamas, posso realizar cirurgia estética e colocar prótese de silicone?

Se os nódulos já foram avaliados e a conduta frente a eles foi o acompanhamento, a cirurgia estética pode ser realizada e o acompanhamento continuará conforme programado, mas se são nódulos novos eles devem ser avaliados antes de realizar a cirurgia.

Prótese de mama causa câncer?

As próteses mamárias aumentam risco para um tipo de câncer chamado linfoma anaplásico de células gigantes, o qual é um tumor raro que ocorre na área de contato da mama com a prótese. Por ser raro, de baixo risco e com um potencial de cura alto a existência deste risco não proíbe uso de próteses de silicone. Devido a existência deste risco toda paciente com prótese deve fazer controle anual.

Quais precauções devo tomar quando se tem histórico de câncer de mama na família?

É recomendado consultar como Mastologista para avaliar a história familiar e com isto definir se é de alto risco ou não. Quando definido ser de alto risco poderá ser solicitado avaliação genética.

Devo fazer exame genético para avaliar o risco de câncer de mama?

O exame genético chamado BRCA é recomendando apenas em pacientes consideradas com alto risco familiar. É considerado de alto risco a paciente jovem que já teve câncer de mama ou aquela que tem familiares com Câncer de mama em idade precoce, ou seja, antes da chegada da menopausa.

AGENDE SUA CONSULTA